Gênesis | Poder do recomeço

Sara gerou um filho e lhe pôs o nome de Isaque, que significa “riso”. O sorriso dela, após conceber aquele filho, parecia estar reavivando sua segurança para se refazer e rever a sua decisão de ter um filho através da escrava que a desprezava. Sua capacidade de ser a progenitora natural de sua família reacendeu a chama de sua feminilidade, defendendo a sua casa como uma “leoa” ao expulsar a escrava Agar (Gênesis 21.1-10).

Mesmo que sua decisão tenha se mostrado muito dura para seu marido, ela teve a aprovação do próprio Deus. Então, se a opção que ela adotou foi certa ou errada, não nos cabe julgar, mas vale a pena pensar no fato dela ter dado a direção que achou correta, que traria proteção para seu filho, seu marido, para ela mesma e sua família. Aquela mulher tinha que tomar uma posição firme como esposa e agora como mãe, tirando de perto o que impregnava negativamente as suas emoções (Gênesis 21.12).

Seu filho foi o único patriarca que não teve o nome alterado. Ele o recebeu em celebração ao riso daquela mãe saía do casulo para bater as asas, mostrando que Deus havia lhe dado uma oportunidade de recomeço, com novas perspectivas e novas expectativas a respeito de si e de sua família. A mulher de noventa anos deixou de olhar para o seu físico envelhecido e passou a olhar para Deus, para dentro de si e para um futuro de esperança no seio que amamentava.

Surgia uma nova mulher de corpo, alma e espírito. Em seu corpo já idoso, ela foi capaz de dar à luz, em sua alma, estava a presença da alegria em forma de riso (Isaque) e em seu espírito, cumpria-se a promessa do seu Deus. Surgia Sara, cujo nome significa “princesa”, a geradora de uma grande nação escolhida.

Recomeçar nem sempre é fácil. Ficamos diante dos erros do passado, que nos atormentam e nos amedrontam, nos tornando rígidos diante do que é novo. Olhar para frente é algo incrível quando nos deparamos com a esperança ao invés do medo. Muitas vezes é preciso pressionar contra a pressão. Se ficarmos congelados em pensamentos defensivos, não vamos poder dar mais um passo em busca dos nossos sonhos.

Cada situação nos exige movimento, mesmo que seja apenas mental por algum tempo, pois todo comportamento parte de um pensamento. Se erramos na primeira tentativa, a única opção é passar para a segunda.

Gn.21.6 - Para discussao

A pressa de chegar ao destino confunde o prazer a viagem. Será que entendemos cada etapa que precisamos passar? As vezes temos que tomar decisões duras para proteger nossa família. Sabemos quem já precisou fazer isso por nós? Sabemos quem precisa da nossa proteção? O recomeço faz parte da nossa história todos os dias. Quantas vezes já tivemos que recomeçar algo? Qual a sensação de olhar para trás e depois olhar para frente?

 

Uma resposta para “Gênesis | Poder do recomeço”

  1. Nossa, ficou muito bom mesmo, e bem revelado cada área, corpo, alma e espirito, com um curando o outro. O espírito curado por Deus através do riso de milagre, fez um corpo envelhecido também ser curado, e consequentemente a alma, então foi um completo milagre.
    Com Deus, cada passo que damos, em frente, já é um milagre.
    Deus continue te abençoando, e prosseguindo com esse milagre na tua vida, que será em forma de grande bênção, gerando glórias e louvor a ELE, o SENHOR.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s